GEE - Treinamento para Inventários de Gases de Efeito Estufa

INTRODUÇÃO

O aquecimento global e as mudanças climáticas têm aumentado a frequência de eventos provocados por condições climáticas extremas, essas ocorrências têm afetado as sociedades e a economia de várias maneiras, as mais significativas que temos observado são a migração forçada de populações de áreas afetadas, danos às infraestruturas, diminuição da produtividade agrícola, perda da biodiversidade, aumento dos agravos à saúde pública e ambiental e a consequente majoração dos custos (sociais e financeiros) que essas consequências trazem, entre outros.

Muitos governos e organizações de regulação global estão implementando medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) através de políticas que incluem programas de comércio de emissões (GEE), programas voluntários de redução de emissões (GEE), impostos de carbono ou energia e regulamentos sobre eficiência energética e outras ações para monitoramento e mitigação de emissões de GEE.

Em respostas a essas ações e em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, as empresas têm empenhado esforços desenvolvendo e implementando procedimentos que lhes permitam compreender e gerenciar suas emissões de GEE visando melhorar seu posicionamento no mercado, refinar sua exposição a riscos e robustecer seu desempenho socioambiental, estando assim, mais preparadas para interagir com as políticas climáticas nacionais ou regionais, atuais e futuras. 


APRESENTAÇÃO DO CURSO LIVRE GEE - TREINAMENTO PARA INVENTÁRIOS DE GASES DE EFEITO ESTUFA

O curso livre GEE-TIGEE pretende colaborar no processo de transição energética das empresas para uma economia de baixo carbono proporcionando uma visão técnica abrangente, todavia utilizando a experiência prática e vivência didática dos profissionais que atuam no IEAGA. O curso tem vistas a auxiliar, de forma mais objetiva, a parcela do segmento corporativo que esteja em fase inicial de trabalhos para a elaboração de seus inventários de GEE. A ideia do curso é oferecer, de forma simples e didática, uma contribuição às pequenas e médias empresas, a fim de evitar, em primeiro momento, a necessidade de contratar consultorias externas para colaborar nas atividades de implementação e estruturação de processos sistemáticos e periódicos de elaboração de inventários corporativos de emissões de GEE. Espera-se que eventuais necessidades e conveniência de suportes técnicos de consultorias especializadas possam ser identificados e especificados pelas empresas a partir da aplicação das técnicas e prática aqui apresentadas e, com esse arcabouço, possam realizar contratações de serviços focais que atendam eventuais demandas restantes, reduzindo o custo operacional da empresa e formando dentro do corpo técnico próprio a expertise para evoluir com o tema na escala temporal.

O conteúdo programático do curso fornece um panorama técnico e prático para preparar inventários de emissões de GEE para os escopos 1 (emissões diretas), 2 (emissões indiretas) e 3 (emissões da cadeia produtiva – transporte dos colaboradores da empresa). Os módulos do curso foram projetados com os seguintes objetivos:

  • Ajudar as organizações e seus colaboradores a preparar inventários de GEE que representem suas emissões, através do uso de abordagens e princípios padronizados;

  • Simplificar e reduzir os custos de compilar os inventários de GEE;

  • Fornecer uma visão sistêmica para construir estratégias eficazes para gerenciar e reduzir as emissões de GEE;

  • Aumentar a consistência e a transparência na produção de relatórios de emissões de GEE visando a interoperabilidade e comparação, na escala temporal, entre desempenhos, empresas e programas de GEE;

  • Preparar as empresas para dar resposta às condicionantes dos processos de licenciamento ambiental, redução de emissões e obtenção de créditos, no âmbito dos GEE.

  • Fornecer informações que facilitem a participação em programas voluntários e obrigatórios de GEE;

 

EMENTA DO CURSO LIVRE GEE - TREINAMENTO PARA INVENTÁRIOS DE GASES DE EFEITO ESTUFA

Módulo 1 - Introdução;

A base de referência conceitual deste curso é a norma ABNT NBR ISO 14064-1 e ABNT NBR ISO 14064-2 elaboradas no Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental - ABNT/CB-38, pela Comissão de Estudo de Mudanças Climáticas - CE/38:009.01 e as metodologias de quantificação do GHG Protocol e do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC). Duas metas foram estabelecidas para elaborar essa publicação:

  1. Proporcionar elementos metodológicos e atividades práticas para que empresas de pequeno e médio portes possam iniciar a elaboração anual de seu Inventário de Emissões de GEE, cobrindo os principais emissores de GEE; e

  2. Introduzir, de forma didática e simplificada, um panorama sobre o arcabouço internacional e nacional de instituições, publicações, acordos e metodologias associadas à elaboração do Inventário de Emissões de GEE.


Módulo 2 – Informações conceituais e técnicas preliminares

2.1 Efeito Estufa;

2.2 Ciclo do carbono e emissões naturais e antrópicas de GEE;

2.3 Aquecimento Global e Mudanças Climáticas;

2.4 Principais Gases de Efeito Estufa;

2.5 Unidade utilizada para medir emissões de GEE;

2.6 Equivalência entre os GEE quanto ao poder de aquecimento global - Global Warming Potential (GWP)


Módulo 3 – Programas, Políticas e Instituições Associadas a Redução do Aquecimento Global

  • UNFCCC - United Nations Framework Convention on Climate Change (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima);

  • IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática);

  • COP - Conferência das Partes da UNFCCC;

  • Protocolo de kyoto;

  • Green House Gas (GHG) Protocol - (Protocolo de Gases do Efeito Estufa);

  • World Resources Institute (WRI);

  • World Business Council for Sustainable Development (WBCSD);

  • Programa Brasileiro GHG Protocol.

3.1 - Políticas Públicas para Redução de GEE

3.2 - Padrão Internacional para Inventário de GEE

3.3 - Padrões Nacionais para Inventário de GEE

3.4 - Porque uma corporação deve elaborar o Inventário de Emissões de GEE?

3.5 - Níveis de Inventários Corporativos de Emissões de GEE


Módulo 4 - Normas de inventários de GEE: ABNT NBR ISO 14064, o GHG Protocol e o Programa Brasileiro GHG Protocol.

A série de Normas ABNT NBR ISO 14064 e o GHG Protocol  em visão discutida


Módulo 5Aspectos Gerais do Inventário de GEE

5.1 - Escopo 1

  • Combustão estacionária;

  • Combustão Móvel;

  • Emissões Fugitivas;

  • Processos industriais e uso de materiais;

  • Tratamento de efluentes e resíduos sólidos;

  • Processos Agrícolas;

  • Mudanças de Uso de Solo;

  • Remoções de GEE.

5.2 – Escopo 2

5.3 – Escopo 3

5.4 – Combustão de biomassa

5.5 – Monitoramento de emissões de GEE

5.6 – Seleção do ano-base

5.7 - Mudanças na corporação (aquisição e/ou venda de unidades de produção)


Módulo 6Aspectos metodológicos para a elaboração do inventário de GEE

6.1 - Atividade 1: Definição dos limites do inventário (definição da abrangência);

  • Controle Operacional

  • Controle Financeiro;

  • Participação Societária;

  • Limites Operacionais;

  • Limites Geográficos;

6.2 - Atividade 2: Seleção da metodologia de cálculo e dos fatores de emissão

6.3 - Atividade 3: Coleta de dados das atividades que emitem GEE

6.4 - Atividade 4: Fatores de emissões

6.5 - Atividade 5: Cálculo das emissões anuais

6.6 - Atividade 6: Elaboração do Relatório de Emissões de GEE


Módulo 7 – Sistema de quantificação e Relatório de GEE

7.1 - Desenho de um sistema eficiente de coleta de dados e quantificação

7.2 – Conteúdo do relatório de GEE


Módulo 8 – Ações dirigidas

Com a informação gerada pelo inventário, a organização pode realizar ações para diminuir as emissões ou melhorar as remoções de GEE


Módulo 9 – Exemplos práticos

9.1 – Exemplo 1 – Cálculo de emissões de combustão estacionária

9.2 – Exemplo 2 – Cálculo de emissões de combustão móvel


Módulo 10 - Referenciais bibliográficos

Principais referências as publicações que deram embasamento a elaboração do manual do curso GEE-TIEE


Módulo 11 - Estudo de Caso

Vencida a parte conceitual as (os) participantes desenvolvem um inventário (contando com o apoio dos tutores do curso por meio da ferramenta fórum do curso) para um empreendimento do setor de transporte intermunicipais no qual são classificadas e inventariadas as emissões (ano 2023) e, depois do relatório pronto (2023) faz-se um comparativo com um outro relatório que é o base line da empresa (ano 2018 - disponibilizado), no qual pode-se observar as diferenças volumétricas entre as emissões devido a projetos de descarbonização incorporados na operação da empresa.


Módulo 12 - Sistema de avaliação do aprendizado

Sistema totalmente on line composto por cinco questões de múltipla escolha, temporizado em dez minutos após o início da atividade e que poderá ser repetido por até três vezes, os resultado (s) da (s) tentativa (s) comporá (ão) uma média aritmética que será utilizada como base decisão para que a (o) participante obtenha a condição de aprovada (o) e mereça o recebimento do certificado de conclusão do curso.


Duração do Curso

O curso necessita de aproximadamente trinta horas de dedicação ao estudo e a (o) participante deverá concluir as atividades em até quinze dias corridos contatos desde a data da remessa do acesso ao sistema para o email cadastrado no procedimento de contratação do curso.


Metodologia de Estudo

O curso livre GEE - Treinamento para Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE-TIGEE) é um curso a distância com acompanhamento utilizando comunicação eletrônica por meio de fórum específico para o curso, através do qual a (o) participante “posta” a pergunta ou o comentário e o tutor atuará na questão apresentada em até 24 horas úteis (finais de semana e feriados nacionais não são computados no cálculo das horas). Neste curso o IEAGA estruturou as aulas para que a (o) participante baixe o material correspondente a parte conceitual de estudo necessário para o seu desenvolvimento, assim não dependerá, a todo momento, de acesso ou qualidade da banda de conexão web. A parte com explicações sobre o conteúdo conceitual está aportado no Ambiente Virtual de Aprendizagem na página do IEAGA, esse conteúdo de vídeos explicativos podem ser acessados pela (o) participante sem limite de visualizações durante o período de acesso ao curso, esse material na forma de vídeos não são para download, são acessados somente na modalidade de streaming.

Existe um regramento para a obtenção do certificado de conclusão do curso  no qual a (o) participante deverá ter, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de participação nas atividades previstas e, ainda, alcançar a nota ou o conceito relativo a setenta pontos em cem pontos possíveis no sistema de avaliação de aprendizado do curso disponível no módulo doze, sistema totalmente on line, temporizado em dez minutos após o início da atividade e que poderá ser repetido por até três vezes; Os resultado (s) da (s) tentativa (s) comporá (ão) uma média aritmética que será utilizada com base para que a (o) participante obtenha a condição de aprovado e mereça o recebimento do certificado de conclusão do curso (modelo digital que será enviado para o email cadastrado pela (o) participante), em até dez dias corridos após a finalização de todas as atividades/período de acesso em relação ao curso.


Certificado

Serão fornecidos certificados as (aos) participantes que forem aprovados no sistema de avaliação do curso que está aportado no módulo doze em que a (o) participante encontrará cinco questões de múltipla escolha para avaliar o conhecimento adquirido, caso necessário, este bloco de exercícios temporizado em dez minutos poderá ser repetido por até três vezes, o(s) resultado (s) da (s) tentativa (s) comporá (ão) uma média aritmética que será utilizada como base para emissão do certificado de conclusão do curso. É aconselhado e importante deixar essa atividade para o período de finalização do curso, período em que estará familiarizada (o) com as questões das quais as respostas estão no conteúdo programático do curso.

O certificado de conclusão do curso livre GEE-TI será emitido pelo Instituto de Estudos Avançados em Gestão Ambiental (IEAGA)  aos participantes aprovados no sistema de avaliação do aprendizado, o IEAGA é uma Instituição certificada pelo selo DNA/USP.

 

Valor do Curso

Na modalidade EAD o valor é de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) que poderão ser pagos por sistema eletrônico (Sistema PAGSEGURO) ou pagamento/transferência eletrônica de dinheiro entre contas correntes por chaveamento PIX, ou ainda por depósito identificado na conta corrente do Instituto de Estudos Avançados em Gestão Ambiental (IEAGA) junto ao Banco do Brasil.


Público Alvo

Profissionais das áreas biológicas, físicas e sociais.


Número de vagas:

Por ser um curso à distância, na modalidade EAD, o número de acessos ao sistema do curso é gerenciado por edições de até 15 participantes/tutor.



Preciso de Mais informações